Comments

O que considerar antes de contratar Outsourcing de TI?

A Tecnologia da Informação (TI) é fundamental para qualquer empreendimento. Afinal, quem consegue trabalhar sem computadores, smartphones, banco de dados, internet, etc.? 

Na verdade, o que a TI engloba vai muito além das menções acima e do que parte dos gestores imaginam. É algo que afeta todos os departamentos, os clientes, os colaboradores, os produtos e as finanças. Basicamente, a competitividade da empresa é impactada diretamente pelas estratégias de TI.

Contudo, muitos empreendedores não conseguem ter uma equipe interna de TI, seja por falta de infraestrutura, dificuldade em custear o processo de seleção, baixo investimento em equipamentos, entre outros fatores. Por isso, o Outsourcing de TI pode ser uma ótima solução!

Dessa forma, é preciso saber o que considerar antes de contratar uma equipe externa, para não arranjar mais problemas. Felizmente, você vai descobrir isso hoje. É só continuar lendo o texto!

O que é o Outsourcing de TI?

Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização desse setor, ou seja, a contratação de uma equipe externa especializada na área. Assim, esses profissionais podem gerir a sua infraestrutura de TI, bem como os sistemas, a segurança de informação, entre outros pontos necessários para a sua empresa.

É possível dizer que o Outsourcing de TI está dividido em três grupos, que possuem vantagens variadas a depender do seu planejamento estratégico de TI. São eles: 

  • Onshore: aqui, a equipe contratada é da mesma região que a contratante (estado, cidade, etc.). Esse tipo de outsourcing é vantajoso porque possibilita uma comunicação melhor, uma atuação presencial, assim como um suporte mais próximo e dinâmico. 

  

  • Offshore: neste caso, o time terceirizado vem de fora do país. Ele pode ser vantajoso para algumas empresas, pois geralmente é mais barato e tem um catálogo maior de serviços. Contudo, a barreira linguística e o fuso horário podem atrapalhar a relação com a contratante. 


  • Nearshore: é uma mistura das vantagens do onshore e do offshore. A equipe externa está mais distante do que no onshore, mas está mais próxima do que no offshore, geralmente em regiões diferentes do mesmo país ou em países vizinhos. Assim, a vantagem está no custo-benefício e na maior expertise.

 

Afinal, o que considerar antes de contratar Outsourcing de TI?

Agora que você conhece melhor o funcionamento e as vantagens do outsourcing de TI, vamos apresentar alguns dos principais fatores que devem ser considerados na busca por uma equipe externa. Veja a seguir:

1- Expertise

Defina quais são as suas demandas prioritárias de TI. Assim, você poderá analisar se as empresas especializadas possuem as expertises que você está buscando.  

Verifique quais softwares elas utilizam, quais habilidades elas podem garantir, qual tipo de treinamento elas tiveram, qual abordagem elas seguem, assim como outras informações que forem relevantes para suas necessidades.

2- Cases de sucesso

É muito importante conferir as referências da empresa a ser terceirizada. Veja quais são os cases de sucesso, o portfólio e os projetos em que ela esteve envolvida. 

Isso é fundamental para checar a expertise e para verificar se ela possui uma boa reputação no mercado. Além disso, essa pesquisa também mostra se a empresa é segura e possui bons protocolos para a segurança de informação.

3- Custo-benefício

Não escolha o outsourcing de TI somente pelo preço! É preciso avaliar os prós e os contras, para assim compará-los com o valor solicitado. Há situações em que a empresa cobra uma quantia significativa, mas ela também oferece serviços completos, profissionais habilidosos e ótima comunicação.

4- Período contratado

Para ter mais poder na hora de fechar o contrato, planejar suas ações futuras e entender como o Outsourcing de TI pode impactar seu empreendimento com o tempo, é preciso avaliar qual será a duração do contrato.

Leve em conta a quantidade de serviços a serem prestados, o nível da sua necessidade e a escalabilidade do negócio desejada. Desse modo, você poderá calcular o período junto à contratada e ter mais controle durante esse tempo.

 

Acha que está pronto para contratar Outsourcing de TI? A Coopersystem pode oferecer exatamente o que você está precisando!

Para completar, lembre-se que se você quiser mais conteúdos informativos sobre tecnologia, empreendedorismo e atualidades, é só ficar de olho no blog da Coopersystem! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://coopersystem.com.br/wp-content/uploads/2016/07/pexels-photo-24464-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 300px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}
pt_BR