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Como funciona uma auditoria de TI?

Alguns gestores e colaboradores tratam a auditoria como se fosse uma “caça às bruxas”. Talvez você já deva ter presenciado um certo nervosismo ou agitação no setor em época de auditoria. Contudo, ao entender como funciona uma auditoria de TI, você percebe que ela pode proporcionar muitas vantagens e benefícios ao empreendimento.

É importante mencionar, antes de tudo, que uma auditoria de TI não se limita apenas às grandes empresas. Pequenas e médias empresas estão realizando auditorias cada vez mais, pois perceberam como também podem se beneficiar muito com esse procedimento.

Para que você compreenda melhor o que é e como funciona uma auditoria de TI, além de entender mais sobre seus objetivos e vantagens, nós preparamos este texto repleto de informações. Fique até o final e confira tudo!

O que é uma auditoria de TI?

Antes de falar especificamente sobre a TI, é necessário explicar que a palavra ‘auditoria’ vem do termo ‘audire’, em latim, que significa ‘ouvir’. A origem disso está nas primeiras auditorias realizadas pela humanidade, nas quais os auditores ouviam os registros dos trabalhadores.

Obviamente, com o passar do tempo, o conceito foi transformado e adaptado. Hoje em dia, o auditor não apenas ouve, como também examina, analisa, verifica, corrige, certifica, e por aí vai.

Sendo assim, realizar uma auditoria significa aplicar todas essas atividades em um setor ou um processo da empresa. Por consequência, uma auditoria de TI faz todas essas análises minuciosas nos processos de TI, o que inclui os softwares, a segurança da informação, os equipamentos, a otimização, etc.

Quais são os objetivos e vantagens de uma auditoria de TI?

Uma auditoria de TI tem como base uma série de objetivos fundamentais para a empresa. Por isso, para saber como funciona uma auditoria de TI, é bom entender previamente quais são os propósitos por trás desse procedimento. Confira os principais abaixo:

  • Cumprir as exigências legais e contratuais do setor;
  • Alinhar a TI com o planejamento estratégico integral do empreendimento;
  • Garantir a proteção dos dados corporativos;
  • Identificar falhas, gargalos e complicações no setor;
  • Fornecer soluções, correções e informações;
  • Proporcionar uma melhoria geral ao setor.

Se a auditoria de TI for realizada com eficiência e atingir todos esses alvos, ela promoverá um grande número de vantagens, tanto ao setor, quanto ao negócio em geral. Veja a seguir as maiores delas:

  • Maior assertividade na tomada de decisões;
  • Melhor gestão de TI;
  • Redução de riscos internos e externos;
  • Maior agilidade e otimização dos fluxos empresariais;
  • Melhor aplicação de recursos humanos e tecnológicos;
  • Aumento de credibilidade e competitividade perante o mercado;
  • Maior prevenção contra ataques cibercriminosos;
  • Melhor plano de ação para a segurança da informação.

Afinal, como funciona uma auditoria de TI na prática?

Primeiramente, é preciso definir que existem dois tipos de auditorias: a interna e a externa.

Na auditoria de TI interna, as atividades são realizadas por um profissional da própria empresa, que pode ou não ser do mesmo setor, mas que tenha experiência como auditor. 

Já a auditoria externa funciona como um Outsourcing de TI, ou seja, você terceiriza um profissional (ou equipe) especializado em auditoria na área, para que ele realize os procedimentos.

Após a definição de quem será responsável pela auditoria, chega a hora de mapear os processos, funções e tarefas do setor de TI. Além disso, uma das primeiras atividades do auditor é colher feedbacks dos colaboradores e gestores do departamento. 

Outro ponto importante do início é estabelecer os objetivos prioritários e os elementos de foco. Isso é muito útil para direcionar as análises aos fatores considerados mais críticos pelos gestores.

Durante todo o processo de auditoria, é crucial que cada atividade seja registrada e documentada, seguindo um cronograma pré-definido. Assim, todas as informações, avaliações e resultados colhidos são comunicados de forma transparente, objetiva e acessível.

Também é necessário lembrar que a auditoria de TI “não termina quando acaba”. Isso porque é preciso construir planos de ação com melhorias, correções e soluções a partir da documentação gerada e da consultoria dos auditores.

 

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